quinta-feira, 25 de junho de 2015

Presidente da INB destaca importância de mina em Santa Quitéria



O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra, foi recebido pelo deputado e líder do governo, José Guimarães (PT-CE), nesta quarta-feira (24). Na pauta, o projeto para a execução da mina de exploração de fosfato em Santa Quitéria (CE). O prefeito do município, Fabiano Lobo e o assessor Cláudio Mesquita, também participaram da audiência.

Senra informou que o projeto em Santa Quitéria aguarda a licença ambiental para a adutora – de 62 quilômetros – que está sob análise no Ibama. A estrada e a energia também são outros fatores determinantes para o início das obras em Santa Quitéria. Guimarães fará contatos com o governo do Ceará para tratar sobre o tema.

O empreendimento em Santa Quitéria é uma parceria com o setor privado, em que o produto principal é o fosfato, utilizado na produção de fertilizantes, e o urânio é um subproduto. A INB desenvolveu uma técnica junto com o setor de engenharia nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para separar urânio do fosfato e, com isso, “viabilizar a produção do fosfato de que o Brasil é dependente do mercado internacional”, explicou Senra.

Quase 50% desse material são importados pelo país para a produção de fertilizante, junto com o potássio, importado em maior quantidade. A unidade no Ceará poderá aumentar a produção do fosfato. “Santa Quitéria tem um papel estratégico, pode fazer uma reserva estratégica para o país”, finalizou Senra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.