terça-feira, 23 de junho de 2015

Delegação cearense participa da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios




Após uma extensa preparação organizada e realizada pela Aprece, através de seis encontros regionais da Jornada Municipalista e reuniões com a bancada federal cearense, a entidade estará liderando uma comitiva de mais de 100 prefeitos, vereadores e assessores municipais que participarão, de 25 a 28 de maio, da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

“Pela primeira vez, o Ceará participará desse que é o maior evento municipalista da América Latina com um documento elaborado coletivamente por representantes de municípios de todas as regiões do Estado. Esse foi o resultado da Jornada Municipalista da Aprece e certamente daremos uma contribuição fundamental para as conquistas que certamente resultarão da Marcha”, afirmou o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento

A Marcha a Brasília é realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tem como objetivo mobilizar os gestores de todo o país em defesa da pauta municipalista. A programação inclui palestras, oficinas, arenas temáticas, exposição e diversas reuniões com autoridades políticas. Na programação, os destaques são para o painel da Reforma Política, com os deputados e senadores integrantes das Comissões Especiais da Câmara e do Senado que discutem o tema.  Pacto Federativo, debate central da XVIII Marcha, será discutido com os presidentes das duas Casas Legislativas, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para este momento, em especial, foram convidados os líderes partidários e os relatores das Comissões Especiais voltadas ao Pacto.
Governadores e prefeitos juntos

A Mesa Federativa também será um momento aguardado na Marcha. O evento não contará só com os gestores municipais, mas também os governadores, para debater com o governo federal as dificuldades da administração pública. Os Municípios serão representados pela Diretoria da CNM e pelos presidentes das entidades estaduais.
Até o momento, 12 governadores e três vice-governadores confirmaram presença na Mesa 

Federativa, que será um momento aguardado na Marcha. No dia 27 de maio, às 13h30min, será promovido um debate entre os três entes da Federação: União, Estados e Municípios.
Estão confirmados os governadores de Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Rio de Janeiro. 

Camilo Santana confirmou presença após receber em mãos do presidente da Aprece solicitação oficial reforçando o convite da CNM. Os vices virão representando Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal receberam o convite da CNM, que aguarda demais confirmações.
Serão colocadas em discussão as atuais dificuldades de governar Municípios e Estados; a 

Confederação vai pontuar as sugestões apresentadas ao Congresso Nacional para a reformulação do Pacto Federativo. Também na Mesa Federativa, os três entes vão analisar o pré-relatório do deputado André Moura (PSC-SE), relator na Comissão Especial da Câmara que analisa proposições referentes ao Pacto.

No painel “A força do Poder Legislativo local no Movimento Municipalista”, estão sendo aguardadas entidades como a Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), União dos Vereadores do Brasil (UVB), União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados.

Fonte: Aprece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.