quarta-feira, 10 de junho de 2015

AL suspende sessão em pesar pela morte de Welington Landim




Welington Landim (Pros) morreu aos 59 anos, em consequência de uma meningite bacteriana. O parlamentar estava internado desde 31 de maio no Hospital São Mateus, em Fortaleza.

O deputado Welington Landim estava no quinto mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente, era vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ele foi eleito presidente do Poder Legislativo no biênio 1999-2000, sendo reeleito por unanimidade para o período de 2001 a 2002. Também foi vice-líder do Governo (1995-1996) e primeiro secretário da Casa (1997-1998).

O político foi uma das primeiras vozes a defender a transposição do rio São Francisco, que se transformou numa das principais bandeiras da atuação como parlamentar. Em 1995, organizou e entregou ao então presidente Fernando Henrique Cardoso um abaixo-assinado com um milhão de assinaturas em defesa da obra.

Em entrevista à FM Assembleia (96,7Mhz) em fevereiro deste ano, Welington Landim ressaltou que “a transposição hoje é uma obra essencial à vida do povo nordestino”, pois deixaria a região a um passo de resolver o problema da seca.

O deputado assumiu, pela primeira vez, uma cadeira no Parlamento Estadual em 1995, sendo reeleito em 1998. Welington concorreu ao Governo do Estado em 2002, ficando em quarto lugar na disputa, com 240.189 votos. O parlamentar voltou à Assembleia Legislativa em 2007, com reeleições em 2010 e 2014. No último pleito, recebeu 66.213 votos.

Em 2013, o deputado presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel na Assembleia Legislativa, com o objetivo de investigar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras no Estado. Como resultado, foi proposto um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com as companhias, no qual elas definiriam planos para melhorar a qualidade da telefonia no Ceará.

No ano passado, ele foi o relator da Comissão Especial da Seca da Assembleia Legislativa e propôs uma série de iniciativas para amenizar os efeitos da estiagem, como a elaboração de uma Política Nacional de Convivência com o Semiárido e a criação de um Fundo Nacional de Financiamento para a Convivência com o Semiárido. Além disso, atuava na defesa da melhoria da saúde, educação, segurança, trabalho e lazer.

Antes de chegar ao Parlamento, Welington Ladim foi eleito como prefeito de Brejo Santo em 1984. Foi o mais jovem prefeito eleito no Ceará naquelas eleições, terminando a administração com mais de 90% de aceitação popular. Entre 2003 e 2006, também comandou a Coordenadoria Regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no Ceará.

Filho de Ivan Leite Landim e de Terezinha Leite Lucena, Welington Landim nasceu em 14 de novembro de 1955, em Brejo Santo. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1982. Como médico humanitário, procurou melhorar as condições de vida dos conterrâneos, notadamente os mais humildes. Welington Landim deixa esposa, a ex-deputada Gislaine Sampaio Landim, e quatro filhos, Guilherme Landim (atual prefeito de Brejo Santo), Welington Filho, Gilvan Landim e Bárbara Landim.

O sepultamento será no município de Brejo Santo (localizado a 500km de Fortaleza) na quarta-feira (10/06).


Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.