quarta-feira, 10 de junho de 2015

Curso forma médicos para atenção aos idosos



Durante três sextas-feiras, três sábados e uma segunda-feira 50 médicos de diferentes regiões e municípios do Ceará terão agenda única. Nos dias 19, 20, 26, 27 deste mês de junho e nos dias 3, 4 e 6 de julho participarão do curso "Geriatria para o clínico", que a Secretaria da Saúde do Estado realizará, com quatro módulos. Todas as aulas ocorrerão na sede da Secretaria da Saúde, no bloco E, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.


O curso faz parte do planejamento estratégico plurianual da Sesa e integra o programa multisetorial do Estado para a pessoa idosa, focado em buscar ações mais resolutivas para os idosos cearenses. O curso tem diferentes objetivos. Um deles é o fortalecimento da rede de atendimento. Outro é a implementação das linhas de cuidado. Redução do risco de adoecimento, ações para promoção da independência e autonomia, atenção qualificada às grandes síndromes geriátricas, orientação aos cuidadores familiares e cuidadores formais, promoção de solidariedade intergerencial e bom trato na comunidade são também importantes objetivos do curso "Geriatria para o clínico".

Para o Grupo Técnico Saúde do Idoso da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, médicos qualificados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa podem contribuir, junto aos demais profissionais, para proporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. Com 62 médicos inscritos e já selecionados, o curso "Geriatria para o clínico",  tem proposta pedagógica e matriz curricular modelo que desenvolve competências para promoção da atenção, tratamento e reabilitação da saúde dos idosos. No módulo I do curso, entre vários temas, destaque para a promoção do envelhecimento ativo e saudável. O módulo II começa com o tema políticas de atenção à saúde do idoso. A atenção domiciliar também aparece na programação do curso, no módulo III.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.