Translate

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sobral terá primeiro planetário do Interior



FOTO: LUIZ QUEIROZ

O equipamento é um dos mais modernos do Hemisfério Sul, que recebeu um upgrade após a aquisição de um novo sistema para o Planetário de Fortaleza e foi transferido para Sobral.

Foi iniciada a montagem dos projetores do Planetário de Sobral. A expectativa é de que, em maio deste ano, o equipamento esteja funcionando para o público. Com isso, o município será o único do Interior do Estado a possuir o equipamento e o segundo no Interior do Nordeste. O primeiro fica em Feira de Santana, na Bahia.
Localizado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse, o Planetário de Sobral conta com projetor planetário e projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e terá 84 assentos, sendo dois para cadeirantes. A obra está sendo executada pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado do Ceará, que investiram cerca R$ 4 milhões na construção e na aquisição de equipamentos.
Segundo o Coordenador do Museu do Eclipse, Emerson de Almeida, a função básica do Planetário é simular, em condições fidedignas, o céu em qualquer latitude ou época do ano. “Com o projetor digital, o Planetário pode trabalhar com até 80 disciplinas de diferentes áreas da educação, da ciência da natureza, passando pela história, saúde e ciências da vida”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.