Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2018

CNH digital já está disponível em todo Brasil; veja como tirar gratuitamente



A emissão da nova Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) já está disponível em todo o Brasil, informa o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pelo sistema. O Rio de Janeiro foi o último estado a aderir ao documento digital, na última quarta-feira (25).

Assim todos os Departamentos Nacionais de Trânsito (Detrans) do país cumpriram o prazo de liberar o serviço até 1.º de julho. A data do início era 1.º de fevereiro, mas nem todos conseguiriam implementar o sistema a tempo e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu pelo adiamento.

No momento, a adesão ao CNH-e é baixa, com apenas 110 mil condutores fizeram o download do aplicativo em celulares e tablets. Deste total, 63 mil se concentram no Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

O número é bastante tímido, o equivalente a 0,15% dos quase 70 milhões de cidadãos habilitados para dirigir no Brasil. Segundo o Serpro, mais de 1,2 milhão de downloads do app da CNH-e foram realizados - 975 mil para aparelhos com sistema operacional Android e 230 mil para o IOS (Apple).

Por enquanto, a novidade pode ser adquirida gratuitamente (na maioria dos estados) e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará valendo normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.