sábado, 31 de março de 2018

100 anos de uma história sem fim




Depois de lançado e, de em pouco tempo haver justificado seu papel de dar aos sobralenses a oportunidade de conhecer a “boa imprensa”, o jornal Correio da Semana passou a fazer parte dos atrativos dos domingos.

Era comum se escutar dos pomposos sobrados o som dos pianos, ou mesmo de gramofones, saudando os raios matinais que antecediam à reunião familiar para o café da manhã, geralmente servido depois da missa na Catedral.

A paz reinava em todas as vias e era saudada pela passarada que se alojava no arvoredo das praças e se associava às comemorações ao dia do descanso.
Andando pelos corredores revestidos de pedra tosca, dava para ver nas soleiras pessoas em finos trajes folheando o jornal da Diocese, que tinha em sua essência um teor menos cáustico que as costumeiras notas dos jornais “O Rebate” de Vicente Loiola, e “A Lucta”, do polêmico Deolindo Barreto.

O Correio da Semana, por estar sempre sob o olhar crítico do seu fundador, era incapaz de surpreender seu público leitor com notas de agressividade ou com algum caractere despudorado. Sua linha, mesmo depois de um século, continua priorizando o evangelismo e chegando de forma respeitosa em todos os segmentos da comuna.

Dom José acertara em mais uma de suas brilhantes iniciativas. Se por um lado a Santa Casa, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus,o Seminário da Betânia, os colégios, e outros equipamentos socioculturais,entre as tantas igrejas, estimularam o crescimento regional, há que se reconhecer, também, a importância de um jornal, que fora criado dentro dos propósitos de comunicar os atos e fatos da Diocese e fortalecer as defesas da honra e legitimidade dos preceitos cristãos.

E se foram 100 anos de história testemunhada e escrita, sem que o Correio da Semana abdicasse de sua excelência de dignificar e preservar a “Boa Imprensa” sobralense.

Crônica de Silveira Rocha em homenagem aos 100 anos do Correio da Semana, comemorados neste dia 31 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.