Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Um pouco de história



A formação geológica de Sobral foi classificada pelo engenheiro inglês Horatio Small, como sendo um terreno de constituição argilosa havendo nas serras vizinhas grande parte de granito como pronunciados cristais de feltdspato.

“O aspecto geral da cidade – assim descreve a revista A Economistica, de Pernambuco, de fevereiro de 1936, - é de indisfarçável agrado. Uma planície alegre calcada extensamente pelo areal faiscante e claro do Acaraú e tendo por fundo a majestade do azul-verde dos altaneiros cimos da Meruoca. 


Dentro do espaço maravilhoso a cidade se distribui ondulando aqui e acolá na elegância dos seus edifícios mais destacados e oferecendo na desordem impressionante do casario toda a sua inquietação magnífica e soberba de se erguer e prosperar.

O Colégio Sant’Ana, outrora Palácio Episcopal, domina a principal artéria pela sua própria grandeza e pelo encontro de seu estilo singular. Palace Clube é uma joia de graça arquitetônica olhando para os camarões floridos da Praça 5 de julho e cercado vivendas galantes e aristocratas. Jardim 3 de outubro, disciplinado e frondoso, fazendo frente à sede dos correios e Telégrafos, modelada na arte bizarra e moderna dos nosso dias.

Formando expressões tentaculares na cidade, ao sul Santa Casa de Misericórdia, vistosa e confortável no seu feitio e no seu mister; Fábrica de Tecidos de Sobral, vasta e garbosa, declinando-se para o alinhamento encantador de sua vila operária. Ao norte, o bairro da Boa Vista, levantado, airoso e quieto, e marginando o rio, o setor residencial da Cruz das Almas pontilhadas ambos de moradias modernizadas, vivaces e apontado para o recanto aprazível da Betânia, onde os edifícios surpreendentes do Seminário e Ginásio Sobralense são afirmações brilhantes de cultura e da operosidade de um núcleo vontadoso e criador.

Vista de relance de uma elevação qualquer, a cidade alvissareira, em suma, nos oferece uma festa de tons, nos coloridos alegres de suas praças e de suas ruas, arborizadas, limpas e em sua maioria abertas, inundadas todas de sol, cintilando nas vidraças do casario e engalanando, por fim, a nossa contemplação com o espetáculo esplendente de seus revérberos, tal como se a urbes encantada fosse uma grandiosa taça de cristal que recebesse no seu côncavo um punhado de luz forte e pura”.

A população da cidade é de 21.000 habitantes e do município 57.871.
O município compreende nove distritos: Sobral, Caracará, Forquilha, Jaibara, Jordão, Meruoca, Patriarca, Santa Maria e Santo Antônio.

Do Livro Homens e Vultos de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.