Translate

terça-feira, 3 de outubro de 2017

O "Fim do Mundo" da Internet



Essa é uma pequena curiosidade que pincei no livro "A verdade por trás do Google", de Alejandro Suárez Sánchez-Ocaña. "Os cookies do Google, que nos seguem e monitoram, têm data de vencimento: o ano de 2038. Em outras palavras, o Google poderá compilar e armazenar nossos dados pessoais até essa data, o que lhe permitirá dispor de um completo histórico de nossa atividade on-line. 

Por que o ano de 2038? A resposta é curiosa. O ano de 2038 é o fim do mundo para muitos sistemas de informática. Trata-se de um fenômeno parecido ao conhecido “efeito 2000”. Afeta o software que usa a representação do tempo baseada no sistema POSIX, que para medi-lo contabiliza os segundos transcorridos desde o dia 1º de janeiro de 1970. 

A maioria dos servidores da Internet baseados no sistema operacional de código livre UNIX usa esse sistema. A consequência disso é que, ao chegar a uma data específica, 19 de janeiro de 2038, onde está o último segundo registrável, os computadores vão achar que estão em 1970 ou 1901, dependendo de sua configuração. 

Dessa maneira, o cookie do Google está programado para poder nos seguir e acumular informação até “o fim do mundo” da Internet".

Comentário

Quem tem pouco mais de 30 anos deve lembrar do pânico que tomou conta de muitos mundo afora por conta do tal "Bug do Milênio". Pois bem... Cá estamos nós... O mundo não veio abaixo! Vamos sobreviver em 2038, acredite!!! 

do Facebook de Hudson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.