Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MPCE acompanha operação da Sejus de transferência de internos entre unidades prisionais da RMF



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC), acompanhou operação executada, nesta terça-feira (03/01) pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) na qual foi realizada a transferência de cerca de 930 internos entre unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As transferências têm por objetivo desarticular lideranças e prevenir conflitos nos estabelecimentos prisionais.
A ação foi realizada pelos agentes penitenciários e Polícia Militar, mobilizando a Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, as Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto e Agente Elias Alves da Silva (CPPLs 3 e 4), localizadas em Itaitinga, e a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, que fica no município de Pacatuba. A transferência contou, ainda com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Ao longo da semana, assistentes sociais e representantes da equipe do Núcleo de Atendimento aos Familiares de Internos (Nuasf) estarão prontos a receber os familiares e prestar informações sobre para onde os internos foram transferidos.
O coordenador do NUINC, promotor de Justiça Humberto Ibiapina, explica que a transferência de presos entre unidades prisionais é um procedimento rotineiro. “A operação da Sejus desta terça-feira se diferenciou das realizadas regularmente no que diz respeito à quantidade de presos transferidos. Não havia nenhum indicativo de que as rebeliões registradas no Amazonas trariam alguma consequência nas unidades prisionais do Ceará, mas a medida com certeza é uma precaução significativa para evitar qualquer tipo de conflito entre os presos cearenses neste momento”, explica o membro do MPCE.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.