sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dia de Reis


Dia de Reis

Quando o dia 6 de janeiro se aproxima os católicos (e até mesmo os não-católicos) correm para desmontar as árvores de natal assim como desfazer a decoração que durante meses tornou a casa pronta para receber uma das noites mais aguardadas do ano. O chamado Dia de Reis, dia 6 de janeiro, é para os católicos o dia em que Jesus Cristo recebeu a visita dos três Reis Magos que foram transformados em três santos: Melchior, Gaspar e Baltazar. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história desse dia tão importante e porque é o momento de desmontar a decoração natalina.

Dia e Noite de Reis

A noite de natal marca o nascimento de Jesus Cristo e para os católicos tem esse objetivo de festejo. De acordo com o catolicismo no dia 6 de janeiro Jesus, que era um bebê recém-nascido, foi visitado pelos três Reis Magos. Como esses três reis vindos do Oriente chegaram na madrugada do dia 5 para o dia 6 é possível também encontrar referência a Noite de Reis. A data ficou estabelecida no calendário para aveneração dos Reis Magos.

A Viagem dos Reis Magos

Uma curiosidade bem interessante sobre a visita dos Reis Magos é que eles não viajaram juntos como muitos acreditam. De acordo com a história católica cada um dos reis partiu de sua localidade de origem com o objetivo de chegar juntos para a visita ao bebê Jesus. Baltazar, por exemplo, saiu da África rumo ao local em que o bebê havia nascido levando para ele como presente mirra.
Já o Rei Gaspar teve a sua partida da Índia e como presente ao menino Jesus levou incenso. Por fim, tem o Rei Melchior que também pode ser chamado de Belchior e que partiu da Europa levando para o recém-nascido ouro que era um presente dado somente aos deuses. Cada um dos reis magos levou para Jesus Cristo um presente de sua localidade e origem que visava reconhecer a sua divindade e importância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.