quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Roberto Mesquita critica mensagens que propõem aumento de impostos




O deputado Roberto Mesquita (PV) criticou a apresentação de duas mensagens do Poder Executivo que chegaram ontem à casa com pedido de tramitação em regime de urgência, com o objetivo de aumentar impostos no Ceará. O pronunciamento foi feito durante o segundo expediente e tempo de liderança da sessão plenária desta terça-feira (17/11).

Roberto Mesquita lembrou que, há apenas um ano, o ex-governador Cid Gomes enviava mensagens para construção do Acquario Ceará, compra de navios e tuneladoras - conhecidas como “tatuzões” -, entre outros gastos. Segundo o parlamentar, na época, o discurso do governo era de que havia recursos para esses gastos e também para as construções de hospitais e policlínicas no Interior.

Na avaliação do deputado, o atual governo demonstra dificuldades financeiras e envia constantemente mensagens com o objetivo de aumentar a arrecadação. “Em um ano mudou tanto a realidade? É estranho que todos os problemas tenham surgido quando mudou o governador”, comentou Roberto Mesquita.

Ele afirmou que governador deveria entender que se a arrecadação diminuiu é porque houve menos consumo e menos produção, e o aumento de impostos não irá estimular a economia. De acordo com Roberto Mesquita, atualmente, o Estado enfrenta problemas como o do Hospital de Quixeramobim, fechado e sem recursos; caos na saúde pública estadual e atrasos nos programas Água Para Todos e Minha Casa, Minha Vida. O parlamentar pediu que o governador Camilo Santana reconheça que o superávit no balanço do Governo em 2014 não é verdadeiro.

O deputado também criticou a gestão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Para ele, o fundo teria o objetivo de atacar pobreza e melhorar os índices de desenvolvimento humano. Entretanto, o Governo utiliza os recursos de maneira contábil, diluído em diversas secretarias. Além disso, Roberto Mesquita alertou que a previsão de gastos do Fecop não deve alcançar a meta para este ano.

Em aparte, o deputado Audic Mota (PMDB) afirmou que o aumento de impostos e taxas “está beirando o confisco” e questionou a prioridade para a construção do Acquario e da Ponte Estaiada, já que o Governo afirma que precisa de mais recursos em caixa. 

Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.