sábado, 14 de novembro de 2015

[ Praticamente uma Paris por dia ]





Antes de continuar este post preciso primeiramente explicar que o seu ponto central não é alimentar a gincana insana que tem como objetivo comparar as tragédias parisiense e brasileira. Não estou querendo embarcar no discurso daqueles que ficam dizendo "Por que choram por Paris se tem tantos por quem chorar no Brasil!?". Este post é uma tentativa de reflexão acerca dos fatos.
Muitos dizem: "Como é bom saber que no Brasil não temos esse problema do terrorismo!" Outros dizem: "No Brasil não há guerra!" Bem, isso são fatos. Mas será que isso não é apenas uma ilusão!?

Tomando como base apenas o numero de homicídios ocorridos no ano passado, aproximadamente uns 50 mil, temos cerca de 136 homicídios por dia em terras brasileiras. Ou seja, quase uma Paris por dia!!
Mas por que não nos comovemos tanto? Por que não nos chocamos tanto quando sabemos do que ocorreu em Paris? !

A minha hipótese, e pode ser uma hipótese bem otimista, é porque os homicídios acontecem de forma bem pulverizada e principalmente nas periferias das cidades, já bastante esquecidas e muitas vezes só lembradas em períodos eleitorais. Dessa forma, a nossa tragédia de todo dia acaba, de certa maneira, se naturalizando e se incorporando ao nosso cotidiano. E isso é muito preocupante.

Choremos e direcionemos nossas preces aos parisienses mas não esqueçamos dos nossos. Afinal de contas, pelas estatísticas dos homicídios no Brasil neste ano, a marca do ano passado possivelmente será batida. E a nossa violência ainda não tem caráter ideológico. Ela é mais fruto de questões puramente sociais.

Hudson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.