segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Campanha Novembro Azul alerta para prevenção ao câncer de próstata




O Congresso Nacional ficará iluminado de azul durante todo o mês de novembro, para alertar sobre o câncer de próstata. A iniciativa visa conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados à doença, visando ao seu diagnóstico precoce.

No dia 9, às 11 horas, haverá uma sessão solene no Plenário do Senado Federal, destinada a homenagear o Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador do Movimento Novembro Azul. Já no dia 17, às 14 horas, no Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados, será realizado o VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, iniciativa da Comissão de Seguridade Social e Família.

O Movimento Novembro Azul foi iniciado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. No Brasil, é realizado em parceria pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida. Na Câmara dos Deputados, a iniciativa recebe o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem e da Comissão de Seguridade Social e Família. 

Dados sobre a doença no Brasil

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Segundo pesquisa realizada pela SBU em maio de 2013, 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. A doença atinge cerca de 60 mil homens todos os anos no Brasil, sendo a neoplasia maligna mais comum no público masculino. Contudo, quando o câncer de próstata é detectado precocemente, o índice de cura ocorre em aproximadamente 90% dos casos. 

Desde 2013, a SBU recomenda, baseada em trabalhos científicos publicados nos últimos anos, que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para negros e homens com casos na família. Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, a consulta anual ao urologista é indispensável para o acompanhamento da glândula.

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.