Translate

quarta-feira, 10 de junho de 2015

“Fazer mais com menos, esse é o desafio dos gestores", disse presidente do TCM em Seminário



O desafio dos governos municipais de fazer muito mais com cada vez menos foi um dos pontos centrais do discurso do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Aguiar, na abertura do seminário “Prefeitos Ceará 2015”, iniciado na manhã desta segunda-feira (08/06) no Centro de Eventos, em Fortaleza, sob o patrocínio do Diário do Nordeste e execução pela Prática Eventos.

O dirigente do TCM chamou os participantes a uma reflexão sobre o fato de que, ao mesmo tempo em que há “um quadro nada animador, fazendo parte do conjunto maior de dificuldades que atemorizam o Brasil do presente, (...) há todo um mundo de serviços a serem prestados, mas os recursos estão seguidamente encolhendo, comprometendo a possibilidade de atendimento no nível desejado pelas populações”.

O conselheiro Francisco Aguiar lembrou que a questão econômica é apenas um dos elementos com os quais os administradores locais têm de lidar. No mesmo nível de grandeza, segundo ele, estão a escassez de mão de obra qualificada, que possa ser recrutada para os quadros municipais; a complexidade da legislação a ser cumprida; e a disponibilidade de orientação permanente e segura que possa servir de referencial na resolução das dúvidas que surgem a cada momento.

Na avaliação do presidente do TCM “esse conjunto de fatores precisa ser refletido exaustivamente e dele extraídas ponderações que possam contribuir para melhorias, deixando de lado as tentações que levam a extravagâncias, sob o risco de comprometer os resultados finais de uma gestão, por melhor intencionada que possa ser”.

Em sua terceira edição, o seminário elegeu como tema central “Cenário de desafios e oportunidades”, contando com o apoio institucional do TCM, e tendo ainda como expositores o conselheiro Domingos Filho e o controlador Luiz Mário Vieira. O número de participantes foi estimado em cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, secretários, empresários e gestores públicos dos 184 municípios cearenses.

Fotos: Thiara Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.