segunda-feira, 15 de junho de 2015

Sobral na História - O Chafariz do Junco


foto somente ilustrativa

Quem poderia imaginar que, em Sobral, um simples chafariz poderia tornar-se famoso. Durante todo o dia, centenas de moradores mais próximos disputavam, em filas, a água que chegava em abundância nas várias torneiras. Eles formavam uma fila enorme de latas, baldes e barris de plástico e madeira, esperando a vez de colher o precioso líquido. 

O barulho da água jorrando das torneiras era logo abafado pelos apitos dos trens, pela movimentação incessante dos carros e, principalmente, pela balbúrdia dos interessados pela água, com papos indiscretos, piadas e as fofocas. Era o momento do balanço do dia anterior. Era a vida alheia levada a julgamento simplório. 

O servidor da Prefeitura, Raimundo Evangelista era o responsável pelo local. Era ele quem portava a chave, e que dava início e fim à distribuição gratuita da água.

O chafariz do Junco, localizado nas proximidades no início da rua da Estação, no cruzamento da via férrea com a Avenida John Sanford, era um dos pontos mais disputados por políticos em época de campanha. Não havia uma campanha que o chafariz não recebesse a visita dos candidatos. Esses armavam seus palanques improvisados em cima de caminhões, de onde falavam aos eleitores.

Políticos como Parsifal Barroso, Chico Monte, João Frederico, Chico Figueiredo, Vicente Antenor Ferreira Gomes, (Dr. Nozinho), Padre Palhano, Cesário Barreto, José Euclides, Aurélio Ponte, Jerônimo e José Prado, Joaquim Barreto e tantos outros, estiveram no chafariz fazendo campanhas políticas. Os últimos comícios verificados no local foram dos Prados e Barretos.

Silveira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.