domingo, 14 de junho de 2015

"Capacidades": Educação, Participação e Transformação



O "Capacidades" é o programa educacional do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) que está promovendo, em 2015, capacitação para gestores e servidores, estudantes e população em geral. O objetivo é auxiliar as administrações públicas municipais na obtenção de melhores resultados dentro da prestação de serviços públicos, bem como reduzir a possibilidade de irregularidades por falta de preparo técnico, além de estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos gastos governamentais.

A programação é composta de cursos presenciais e a distância, cujo conteúdo foi definido em função de pesquisa prévia que identificou as maiores necessidades do público-alvo. Com vistas às eleições municipais do próximo ano, foi incluído, também, material com orientações voltadas para procedimentos de transição de governo.

A parte presencial, de caráter prático e ilustrativo, será realizada através de eventos regionais, em cidades estrategicamente selecionadas, para onde convergirão municípios vizinhos, de forma a contemplar os 184 de todo o Estado. Nela o TCM inseriu atividades do Projeto Educar Para o Controle Social, que, via palestras e atividades lúdicas, busca inserir a comunidade estudantil no contexto da participação cidadã e do controle social.

O TCM promove o "Capacidades" por meio do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa) e conta com os seguintes parceiros institucionais: Tribunal de Contas da União; Controladoria Geral da União Regional do Ceará; Assembleia Legislativa do Ceará / Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace); Tribunal de Contas do Estado do Ceará / Instituto Plácido Castelo (IPC); Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual / Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará / Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria de Cidades do Estado do Ceará / Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci); Secretaria da Fazenda do Ceará; Conselho Regional de Contabilidade; SEBRAE /CE.


CAPACIDADES EM IGUATU:

Municípios participantes
Acopiara, Baixio, Carius, Catarina, Cedro, Ererê, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Pereiro, Quixelô, Umari, Várzea Alegre.
Período
16 e 17 de junho
Abertura e Inscrições
Local: Auditório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Cajazeiras

Endereço: Rodovia Iguatu-Várzea Alegre, Km 05, Vila Cajazeiras, Iguatu/CE

Horário: 8h.

Informações:
Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.