Translate

terça-feira, 10 de março de 2015

Sinceramente Escrevendo

por Silveira Rocha 10/03/2015


SILVEIRAFOTO
Not, Janot?
A inquisição da Petrobras prossegue nesta terça-feira (10) com depoimento do engenheiro Pedro Barusco, ex-gerente da estatal e delator da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Em sua delação premiada à Justiça, entre outras afirmações, Barusco declarou ter recebido, desde 1997, e que, a partir de 2003, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, passou a participar do esquema quando recebeu entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propinas para o PT entre 2003 e 2013. Será que Janot está sabendo ou not?
Sem bacharel
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8140/14, de autoria do deputado Mandetta (DEM-MS), que veda o uso da expressão “Bacharel em Medicina” nos diplomas expedidos aos graduados em cursos superiores de Medicina. Segundo a Lei do Ato Médico (12.842/13), a denominação de médico é privativa dos graduados em cursos superiores de Medicina. Tomara que isso não venha encher ainda mais a bola dos doutores.
Defesa da mulher
A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher será instalada na terça-feira (10), às 15 horas, com uma solenidade no Salão Nobre do Senado para marcar a abertura dos trabalhos da comissão. Em seguida, haverá a instalação oficial e eleição dos integrantes da mesa do colegiado. A primeira vitima em busca de defesa deverá ser a presidente Dilma. Será?
No bom sentido
O ministro da Educação, Cid Gomes, vem ao Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11), às 15 horas, para explicar a declaração em que se referiu a deputados como “achacadores” do governo. A convocação do ministro foi aprovada na semana passada pelo Plenário da Casa. Será que Cid achou no dicionário o termo que substitui ‘achacadores’ sem ferir os vigaristas?
Turismo da violência
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa, na manhã desta terça-feira (10/09), de sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, para apresentar as políticas nacionais voltadas para a cultura. A visita atende proposta do deputado Gony Arruda (PSD), presidente da Comissão de Cultura e Esporte e será realizada no Plenário 13 de Maio. Vão inserir o turismo da violência?
Entendo as contas
Com o objetivo de prestar orientações sobre as Contas Anuais de Gestão do Exercício de 2014, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promove, nesta terça-feira (10), o XXXV Fórum Permanente de Controle Interno. O evento acontece na manhã de hoje, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), no Cambeba. Pense numa coisa que a gente aprende, mas não entende.
Trabalho perdido
Prossegue até o dia 4 de maio o prazo de regularização do título de eleitor. De acordo com a legislação eleitoral, 1.782.035 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título de eleitor cancelado caso não regularizem a situação. Uma notícia boa e outra ruim.
Usando o termômetro
A circulação de uma pesquisa em Sobral sobre a sucessão municipal de 2016, prova o quanto o sobralense se interessa pela política partidária e, também, o quanto ele é curioso e antecipado. Uma coisa é certa: estão querendo ver em que nível de aprovação está a gestão municipal, tirando conclusões se será fácil ou difícil cortar a melancia.
Como nos States
A candidatura de pessoas não filiadas a partidos políticos poderá ser permitida no Brasil. Isto é o que prevê Proposta de Emenda à Constituição (PEC 16/2015) apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A Emenda à Constituição trata de candidaturas apenas de Presidente, Governador e Prefeito. No Tio Sam foi sempre assim.
Mais mulheres
Parlamentares na Assembleia do Ceará defendem uma maior participação da mulher na política. Na oportunidade a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, destacou que, entre os tantos problemas que o País enfrenta, acrescentam-se as dificuldades particulares das mulheres. “Em função de sua condição feminina, elas ainda sofrem com preconceitos e tipos de opressão que acontecem por distorções culturais”, salientou a vice-governadora. Será?
Amor às escuras
48 horas após a reinauguração da Praça Clodoveu Arruda (Do Amor), que aconteceu na sexta-feira, 6, com a presença do governador Camilo Santana, o logradouro público estava totalmente às escuras. Resta saber se por incompetência do serviço público ou se a escuridão é para estimular o amor na praça.
Concurso à vista
A forma entusiasmada como o vereador presidente da Câmara de Sobral, José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão), informou sobre o concurso público a ser realizado pela Casa, está preste a ser consumado. Segundo Zezão, o Ministério Público concorda que sejam disponibilizadas 52 vagas, das quais cinco destinadas a portadores de deficiência. Ontem o projeto foi deliberado no Plenário Cinco de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.