quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Prévia do PIB indica encolhimento da economia em 2014


A economia brasileira encolheu no ano passado. A atividade econômica apresentou queda de 0,12% em 2014, já descontados os efeitos sazonais, ou seja, as influências que diferentes épocas do ano exercem sobre a economia. É o que informa o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), espécie de prévia do PIB, divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Banco Central. De acordo com dados brutos, sem o ajuste sazonal, a retração alcançou 0,15%. Este é o pior desempenho desde 2009. O PIB oficial será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 27 de março.
Levando-se em conta dezembro na comparação com novembro, houve recuo de 0,55%. Em novembro, o IBC-Br ficou negativo em 0,01% no acumulado de 12 meses. Na comparação com outubro, registrou alta de 0,04% e, comparado a novembro de 2013, teve queda de 0,49%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. Os números do índice constituem uma análise do BC sobre o crescimento, mas no Brasil o órgão que divulga o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e riquezas de um país – é o IBGE.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.