quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

10 claássicos que nunca ganharam o Oscar



Com todo esse frisson, até o mais bem informado dos cinéfilos tende a achar que o Oscar é a maior e melhor coisa que poderia acontecer a qualquer filme: garantia de fama eterna, respeito, um trabalho a ser estudado pelos próximos especialistas... Mas não. Na verdade, o prêmio da Academia (leia: profissionais que trabalham diretamente com cinema, massageando o próprio ego com vestidos longos e gravatas-borboleta) passa bem longe disso.
Alguns dos filmes mais consagrados jamais venceram um Oscar (pelo menos, não na categoria principal). Outros, nem mesmo foram indicados. Do outro lado, alguns vencedores caíram no esquecimento rapidamente, como tantos blockbusters que passam pelos nossos olhos anualmente. É compreensível: nem sempre reconhecemos um clássico quando o vemos, não é mesmo?
Para aquecer os motores para a cerimônia deste ano, que acontece no dia 2 de março, e também para reduzir um pouco as expectativas sobre “qual será o melhor filme”, o Guia da Semana selecionou 10 clássicos que jamais ganharam a estatueta mais desejada da noite – e mesmo assim continuam firmes e fortes na memória do público. Confiram:

O GRANDE DITADOR (CHARLES CHAPLIN); CIDADÃO KANE (ORSON WELLES); UM CORPO QUE CAI (ALFRED HITCHCOCK); 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (STANLEY KUBRICK); O EXORCISTA (WILLIAM FRIEDKIN); GUERRA NAS ESTRELAS (GEORGE LUCAS); O ILUMINADO (STANLEY KUBRICK); E.T. O EXTRATERRESTRE (STEVEN SPIELBERG); SE7EN: OS SETE PECADOS CAPITAIS (DAVID FINCHER); A ORIGEM (CHRISTOPHER NOLAN); 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.