Translate

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Asteroide quase 3 vezes maior que o Taj Mahal passará perto da Terra

 

Corpo rochoso que está cruzando o espaço tem mais de 200 metros de diâmetro e não oferece risco de colisão com o planeta


Um asteroide de 220 metros de diâmetro passará "próximo" da Terra às 14h51 (horário de Brasília) deste domingo (25), segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana. Para comparação, o diâmetro do corpo rochoso mede quase três vezes a altura do Taj Mahal, monumento na cidade de Angra, na Índia, que tem 73 metros.

Estima-se que o 2008 GO20, como foi catalogado o astro, chegue a 4,7 milhões de quilômetros da Terra quando estiver no ponto mais próximo do nosso planeta. Essa é a distância equivalente a dez vezes o trajeto daqui até a Lua, o que é considerado perto para a astronomia.

Em julho de 2019, quando o 2019-OK foi detectado pelas câmeras do Sonear, a Nasa reportou que este teria sido o maior e mais próximo asteroide que teria passado pelo planeta nos últimos 100 anos. O corpo rochoso, que tem o tamanho de um campo de futebol, cruzou o espaço a cerca de 65 mil quilômetros da Terra — o que é considerado "de raspão" em termos astronômicos.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês) garante que não há motivo para pânico e que "ninguém deve se preocupar, excessivamente, com o impacto de um asteroide ou cometa na Terra". Ainda assim, os cientistas ressaltam que os riscos de isso ocorrer em um futuro distante "não são desprezíveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.