Translate

sábado, 31 de março de 2018

Os bondes de Sobral



Interessante essa postagem  do amigo Joscel Vasconcelos mostrando com precisos detalhes aspectos da cidade de Sobral da década 40. Vê-se ai a exuberância do antigo mercado de carnes, demolido na gestão do prefeito Antenor Ferreira Gomes, para dar lugar à construção da atual Praça José Saboia, isso em 1938. 

Considerando que à época o edil encontrou dificuldades e obstáculos grandes para tirar os comerciantes desse local, a transferência foi uma vitória, e também um passo largo para o crescimento da cidade no sentido do Junco.

Essa via férrea, que pertencia a Empresa de Bondes Ferrocarril, puxados por burros, percorria a antiga Rua Vitória, ao lado do Mercado de Carnes, seguia pela Rua do Marinho, justamente a Rua Ernesto Deocleciano, passava em frente ao Largo do Rosário e descia pela Coronel José Saboia, indo até a Igreja do Patrocínio e estação da RVC.

Na sua passagem por Sobral, nos anos 20, Humberto de Campos, falou da beleza da mulher sobralense. Ele pegou exatamente um bonde dessa empresa e viu que as mulheres se vestiam elegantemente e usavam leques (franceses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.