Translate

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Atendimento pelo SUS é suspenso no Instituto dos Cegos em Fortaleza



O Instituto dos Cegos do Ceará - Hospital Alberto Baquit Júnior, no Bairro São Gerardo, em Fortaleza, teve de suspender a realização de cirurgias de catarata, exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a gerente administrativa, Cássia Aquino, desde o dia 1º de março o hospital não realiza mais cirurgias, exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devido à suspensão do convênio pela Secretaria de Saúde do Município. Cerca de 800 pessoas eram atendidas por mês no Instituto por meio do SUS.

Conforme Cássia, no caso das cirurgias, só estão sendo atendidos os pacientes que fizeram a cirurgia de catarata do primeiro olho e agora devem realizar a do segundo. Já o transplante de córnea, cirurgia de glaucoma e demais procedimentos não estão mais disponíveis.

'Grande decepção', diz paciente
Com a suspensão do convênio, quem precisa do atendimento não sabe a quem recorrer, é o caso da costureira Maria Luiza Bezerra, 72, que há meses tenta realizar exames para fazer a cirurgia de catarata. "Foi uma grande decepção e estou sem saber o que fazer. Estou com um olho com problemas e não estou enxergando quase nada. Como trabalho com costura, preciso da visão para poder trabalhar", lamenta.

Ainda segundo Maria Luiza, ela e uma amiga, que também está com problemas na visão, foram ao Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no Bairro Jacarecanga, em busca de um encaminhamento, mas novamente foram surpreendidas com a informação de que a unidade não mais realizava o serviço. "Uma médica nos informou que o posto não faz mais atendimento desse tipo e que não tem previsão para retornar a fazê-lo. A situação da minha amiga é ainda mais preocupante, pois o problemas dela é nos dois olhos", relata.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.