Translate

sexta-feira, 3 de março de 2017

Deputados discutem retomada das obras de transposição do rio São Francisco



A Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar as Obras de Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará e a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que Acompanha o Projeto e a Execução das Obras de Transposição vão se reunir nesta sexta-feira (03/03), às 14h, no Salão Nobre da Presidência da Casa, para discutir o calendário e a retomada das obras do São Francisco no Eixo Norte.

Na ocasião, um assessor técnico do Ministério da Integração Nacional vai falar sobre o empreendimento. Para o presidente da Comissão do São Francisco da AL, deputado estadual Carlos Matos (PSDB), o momento será oportuno não apenas para cobrar a finalização da obra, mas também para a discussão sobre outras medidas preventivas. “O Ceará precisa pensar alternativas para além da transposição, uma vez que o prognóstico de chuvas já foi divulgado e o risco de colapso hídrico existe”, avalia.


Além dos parlamentares, foram convidados para participar da reunião o secretário de Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira; o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins; o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Ângelo Negreiros, e presidentes e representantes de órgãos afins. O presidente da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que Acompanha o Projeto e a Execução das Obras de Transposição, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), também participará do debate.

Com 94,52% das obras concluídas, o Eixo Norte da transposição está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, segundo o Ministério da Integração Nacional. O edital de licitação da primeira etapa, referente à contratação de uma nova empresa para dar continuidade às obras não executadas pela construtora Mendes Júnior, foi publicado em janeiro deste ano.

Atualmente, o Ministério da Integração Nacional analisa as propostas e a documentação da construtora que ofertou o menor preço. A previsão é de que o contrato para as obras seja assinado agora em março. A expectativa é atender ao reservatório Jati (CE) em agosto e à Região Metropolitana de Fortaleza em setembro de 2017.

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.