quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Eles mancharam a história

10. Saddam Hussein

saddam-husseinSaddam Hussein mandou matar cerca de 200 mil Curdos na tentativa de resolver os problemas que tinha com aquele povo, chegou mesmo a usar armas químicas contra eles. A tortura era usual no seu regime, e quem se manifestasse contra as suas opiniões era mandado para os campos de tortura, que na maioria das vezes acabava com na morte do opositor. Foi o único ditador desta lista a ser julgado e condenado por crimes contra o seu povo e a humanidade.

9. Muamar Al-Kaddafi

KadafiTomou posse em 1969 e logo começou o seu reinado de terror ao condenar à morte todos os que fossem suspeitos de formar partidos políticos. Os líderes da oposição desapareceram e nunca foram encontrados. Professores e estudantes eram enforcados publicamente, e os dissidentes líbios a viver fora do país eram executados por suas ordens. Encorajou e apoiou aqueles que lutavam contra países do ocidente e os seus soldados eram drogados com estimulantes sexuais para violarem mulheres em massa. É uma das vítimas da Primavera Árabe e foi morto a 21 de Outubro de 2011.

8. Omar Al-Bashir

omar-al-bashirO Sudão é o maior país africano e está mergulhado numa guerra civil há mais de 20 anos. 2 milhões de pessoas perderam a vida e mais de 4 milhões perderam as suas casas e bens. Al-Bashir chegou ao poder depois de um golpe de estado e suspendeu a constituição, a legislatura e baniu partidos políticos e sindicatos. Insiste que o país deve ser governado segundo a lei muçulmana, incluindo o sul que é maioritariamente cristão. Costuma albergar terroristas para depois os trair. Em 1996 entregou o assassino Carlos O Chacal aos franceses em troca de ajuda financeira e tentou vender Osama Bin Laden aos Estados Unidos.

7. Pol Pot

pol-potPol Pot inspirava-se no homem que se encontra em primeiro lugar desta lista. Na tentativa de construir uma sociedade agrária, expulsou os estrangeiros do Cambodja e empurrou muita gente para o campo como mão de obra. Durante os 4 anos de regime Pol Pot foi responsável pela morte de mais de 2 milhões de pessoas. Médicos, advogados, homens de negócios e a comunidade instruída em geral foi alvo das suas acções de homicídio. Foi forçado a fugir quando o Vietname invadiu o Cambodja e morreu em 1998 antes de ser levado diante do Tribunal Internacional.

6. Benito Mussolini

benito-mussoliniDepois de assumir o poder em 1922, Mussolini transformou o império Democrático Romano num estado governado por uma polícia secreta, onde não havia espaço para dissidência política. Acreditava no Fascismo e o seu objectivo era conquistar outros países para alargar o Império Romano. Durante a ocupação da Etiópia, 30 mil habitantes daquele país foram mortos e cerca de 400 mil italianos durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de ser apanhado a fugir para a Suíça, foi morto e pendurado de cabeça para baixo em Milão, para que o povo italiano pudesse ver com os próprios olhos o fim do ditador.

5. Robert Mugabe

robert-mugabeIntitulou-se como dez vezes pior que Hitler e encontra-se no comando do Zimbabwe, com punho de ferro, desde 1980. As suas políticas de governação mergulharam o seu povo num abismo social. Usou a fome como arma e a esperança média de vida é das mais baixas do mundo. É responsável por mais de 5 milhões de mortes, durante as 3 décadas à frente do país. Outro facto impressionante é a inflação em que o país se encontra. Em 2009 foi introduzida uma nota de 50 biliões de dólares daquele país, com a qual apenas se compravam dois pães.

4. Kim Il Sung

Kim_Il-sungAntes do actual ditador norte-coreano, Kim Jong-Il, era o seu pai que estava no poder. O argumento mais usado por Kim Il Sung era que os Estados Unidos espalhavam doenças pelo povo e esse foi o argumento para fechar a Coreia do Norte ao resto do mundo. Durante a sua permanência no poder, prisões foram criadas por todo o país de modo a controlar o crescente número de pessoas que se manifestavam contra as suas políticas. Foi responsável por mais de 1 milhão e meio de mortes.

3. Adolf Hitler

adolf-hitlerO reputado líder do Partido Nazi ganhou apoio ao promover o nacionalismo alemão e o anti-semitismo. Foi nomeado chanceler em 1933 e começou o Terceiro Reich. Na tentativa de dominar a Europa e na exterminação dos judeus, Hitler ficou responsável por mais de 17 milhões de civis, 6 milhões dos quais judeus.

2. Joseph Stalin

joseph-stalinStalin, que traduzido significa “homem de ferro” é considerado responsável por mais de 20 milhões de mortes. Na tentativa de acompanhar o desenvolvimento de outros países, Stalin implementou um programa de 5 anos que viria a tornar-se fatal para 14 milhões de agricultores da antiga União Soviética. Todos aqueles que Stalin considerava seus inimigos ou que não estavam do seu lado eram mortos. Milhões de pessoas foram condenadas a trabalhar em campos de concentração e ai morreram.

1. Mao Zedong

Mao_ZedongMao Zedong foi um líder comunista da República Democrática da China. Nos 5 primeiros anos (1949-1954) em que liderou o país, crê-se que matou entre 4 a 6 milhões de pessoas, umas condenadas à morte, outras a trabalhar em campos de trabalho forçado. Utilizava o argumento da segurança nacional como mote para as suas políticas de genocídio. O número de mortes causadas pelos seus programas não é conhecido ao certo mas estima-se que possa chegar aos 78 milhões, em 27 anos no poderNo entanto o povo chinês continua a acreditar que ele fez mais bem do que mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.