Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pontapé inicial do Cearense Série B foi dado nesta sexta-feira (19)




A 24ª edição do Campeonato Cearense Série B teve início nesta sexta-feira (19). Este ano, 11 times, sendo nove do interior e apenas dois representando a capital, estão na briga pelo título da Segunda Divisão estadual e por duas vagas na elite do Futebol Cearense. Na primeira rodada acontecem os seguintes confrontos: Floresta x Crato, Horizonte x Nova Russas, Itapajé x Alto Santo, Maracanã x Iguatu e Ferroviário x Campo Grande.

No retrospecto da competição, quem leva a melhor no duelo Capital x Interior é o interior. Os times localizados na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana detêm apenas cinco títulos no certame. Já os clubes do interior dominam a Segunda Divisão, com 19 títulos.

Além da capital, as cidades com maior número de campeões na competição são Juazeiro do Norte e Sobral, ambas com quatro títulos. Em seguida, Itapipoca e Limoeiro do Norte aparecem com dois títulos, cada.

O maior campeão da Segunda Divisão Cearense é o Guarany de Sobral. O Cacique do Vale, além de ter sido o primeiro time a conquistar a Série B Cearense, detém quatro títulos no certame, conquistados nos anos de 1966, 1999, 2005 e 2008. Em 2015, quem levantou a taça de campeão e garantiu vaga na elite do futebol cearense foi o Tiradentes, ao vencer nos pênaltis, o Uniclinic.

Confira aqui um breve resumo dos candidatos ao título do Cearense Série B 2016:

Alto Santo: Após conquistar o título de Campeão Cearense da Série C 2015, o Gladiador participará, pela primeira vez, da Segunda Divisão estadual este ano.

Barbalha: Participa pela terceira vez consecutiva da Série B cearense. No ano passado, a Raposa dos Verdes Canaviais terminou a primeira fase da competição no quinto lugar.

Campo Grande: Assim como o Alto Santo, o time da cidade de Juazeiro do Norte também fará sua primeira participação na Segunda Divisão do Campeonato Cearense. A vaga na Série B veio por meio da Lei do PROFUT.

Crato: O Azulão da Princesa vai para sua segunda participação consecutiva no Cearense Série B. Em 2014, o Crato foi rebaixado da Primeira Divisão Estadual. Este ano, o time caririense busca o retorno à elite do futebol cearense.

Ferroviário: Nove vezes campeão cearense, o Tubarão da Barra vem para o seu segundo ano consecutivo na Segunda Divisão Estadual. Em 2014, o Ferroviário, então na Série A Cearense, terminou a primeira fase na sétima posição e foi rebaixado para a Série B.

Floresta: O clube também fará sua primeira participação na Segunda Divisão Cearense neste ano. Em 2015, o Floresta garantiu vaga na Série B ao classificar-se para a final da Terceira Divisão Estadual.

Horizonte: O Galo do Tabuleiro foi rebaixado do Campeonato Cearense Série A em 2015. Anteriormente, o Horizonte já havia participado da Segunda Divisão Cearense duas vezes, nos anos de 2006 e 2007.

Iguatu: Ascendeu à Série B Cearense devido a Lei do PROFUT. Em 2015, o Azulão do Centro Sul terminou sua participação na Terceira Divisão Cearense na terceira colocação.

Itapajé: O Galo da Serra vai para sua segunda participação consecutiva na Série B Cearense. Dentre os clubes que integram a edição deste ano, o Itapajé é o clube com o maior número de participações no certame. No total, o time esteve presente em sete edições do Cearense Série B.

Maracanã: Após bater na trave em 2015, ao encerrar sua participação na Série B em terceiro lugar, o time Alviceleste vem, este ano, em busca de uma das vagas na elite do futebol cearense.

Nova Russas: O Verdão, que ascendeu à Série B no ano de 2012, vai para a sua quarta participação consecutiva na competição. A primeira participação do Nova Russas na Segunda Divisão Estadual foi em 2010.

Manuella Viana / Kerlya Chaves
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 991384545
imprensa@futebolcearense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.