Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Nasa inova com telescópio 100 vezes mais potente que o Hubble



Depois de tantos anos mantendo o título de melhor telescópio espacial do mundo, parece que o Hubble vai finalmente ser ultrapassado. Em um anúncio oficial, a NASA revelou o projeto WFIRST, um aparelho poderosíssimo que vem para combinar o melhor dos telescópios atualmente em operação.
Para explicar melhor, pode-se dizer que os telescópios espaciais possuem duas categorias. A primeira delas inclui aparelhos como o Hubble, que são incrivelmente poderosos, mas capazes de ver apenas uma fração do espaço por vez, ou aparelhos que são pouco precisos e, em compensação, capturam grandes partes do espaço.

O WFIRST (“Wide-Field Infrared Survey Telescope”), por sua vez, é o primeiro em sua categoria por ser capaz tanto de registrar enormes porções do espaço, mas por também conseguir fazer as capturas de imagem com extrema precisão.

E quão poderoso seria esse telescópio, em dados mais específicos? Nas palavras de Neil Gehrels, um dos cientistas do projeto, o WFIRST tem “a mesma precisão de imagem e poder do telescópio espacial Hubble, mas com cem vezes a área de céu que ele vê”. É impossível negar que isso tem potencial para ser realmente incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.