domingo, 21 de fevereiro de 2016

Brasil deixa de exportar flores e passa a importar


Será mesmo verdade que os risonhos e lindos campos do Brasil, como se canta no Hino Nacional, têm mais flores, ainda?



Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A exportação brasileira de flores é quase nula e não se vislumbra nenhum futuro promissor, disse o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Kees Schoenmaker. Ele informou que as poucas estatísticas que aparecem não se referem a flores cortadas, nem a plantas, a mudas ou bulbos. “Em vez de exportar, hoje em dia nós estamos importando da Colômbia e do Equador”. Rosas estão entre as principais flores importadas.
Segundo Schoenmaker, o Brasil nunca teve destaque no campo da floricultura no mercado exterior. “A gente era conhecido. E com a piora do câmbio, a atividade parou”. Em outro sentido houve melhoria no mercado interno. “Por que, então, exportar?”, indagou.
Ele explicou que o clima no Brasil não é favorável à produção de flores como no Equador e na Colômbia, “que têm altitudes maiores do que a gente. Produzem acima de 2,5 mil metros. A gente para com 1,4 mil metros”. Schoenmaker informou que quanto mais alto e mais frio, mais propício é o clima para a produção de flores de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.