terça-feira, 24 de novembro de 2015

AL realiza sessão solene pelo Dia da Consciência Negra




Por iniciativa do deputado Moisés Braz (PT), a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (24/11), a partir das 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene pelo Dia da Consciência Negra. De acordo com o autor do requerimento, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, tem como destaque Zumbi dos Palmares, “o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil”.

O parlamentar destacou que a data vem sendo marcada no País por manifestações, passeatas e atividades voltadas para o debate sobre o enfrentamento ao racismo, violação de direitos humanos da população negra e a luta por melhores oportunidades de ascensão social para os afro-brasileiros.

Moisés Braz lembrou também que 20 de novembro é feriado em 1.044 municípios brasileiros, e se tornou um marco por dignidade e para reverenciar a memória de Zumbi. “A Lei 12.519/2011, que institui a data, é fruto de uma intensa articulação do movimento negro”, pontuou.

O deputado observou ainda que a Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, propiciando o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política, ao longo da história do País.

O Ceará, de acordo com o petista, ocupa posição destacada na história, por ter sido a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil. “Portanto, diante da importância histórica da data, nada mais digno do que a Assembleia prestar essa homenagem por meio de uma sessão solene”, assinalou.

Na oportunidade, receberão placas comemorativas o professor José Hilário Ferreira Sobrinho e Antônia Lopes de Lima. Também serão homenageadas “in memoriam” Maria José de Jesus Simão e Cecília Maria da Silva Holanda.


Informações adicionais
Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.