Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dom Vasconcelos é o novo bispo de Sobral



O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 8, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, 52 anos, como novo Bispo de Sobral, 250,3 km de Fortaleza. A vaga estava aberta desde dezembro de 2014, quando Dom Odelir José Magri, 6° Bispo de Sobral, foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.

Dom Vasconcelos é natural de Garanhuns (PE) e era Bispo auxiliar de Fortaleza há cerca de três anos. Desde fevereiro, no entanto, ele ocupava interinamente cargo de administrador apostólico da diocese de Sobral. “Eu já estava passando uma semana lá e uma semana aqui em Fortaleza. O papa confirmou essa nomeação e me sinto muito feliz, pois nós missionários vamos para onde a igreja precisa”, frisou.

A posse de Dom Vasconcelos ainda não tem data definida, mas ele informou ao O POVO Online que a cerimônia deve ocorrer no dia 29 de agosto. Ele estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

A ordenação de presbítero ocorreu em dezembro de 1989 e, em junho de 2012, foi nomeado Bisco, recebendo a ordenação episcopal no mesmo ano. Quando padre, ele foi reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, e presidente do da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Nordeste 2.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.