sábado, 4 de julho de 2015

Boca saudável requer língua bem cuidada





Escovar os dentes, passar o fio dental, usar um antisséptico bucal, tudo isso é muito importante, mas pode não ser suficiente. Durante a higiene oral, a língua não pode ser esquecida. 

A falta de cuidados com o órgão pode provocar o aparecimento da saburra lingual, aquela camada esbranquiçada ou amarelada sobre a língua. Nela se alojam células descamadas, restos de alimentos e bactérias que podem atacar dentes e gengivas, além de provocar mau hálito. “Embora seja uma tarefa simples, a maioria das pessoas não realizam uma limpeza adequada da língua”, diz Henrique Bacci, especializado em ortodontia lingual. 

Bacci ressalta que existem muitas alternativas para deixar a língua limpa e saudável. A primeira e mais simples é a escovação. Após a limpeza dos dentes e gengivas, o dentista recomenda que se passe a escova também por toda a extensão da língua. “Não precisa nem da pasta de dentes, só as cerdas limpas já são suficientes para remover a saburra lingual.” Mas quem preferir pode utilizar o creme dental, já que ele não é prejudicial e pode deixar um gostinho bom - o importante é não esquecer de enxaguar. O ideal é concluir a limpeza com um antisséptico bucal. Mas Bacci é enfático. “A higiene química (com enxaguatórios), ao contrário do que muitos pensam, não substitui a remoção mecânica dos resíduos (com escova ou raspadores).”

Para quem busca um cuidado maior, há os raspadores linguais, geralmente de plástico flexível, que devem ser usados depois da escovação da língua, para remoção total dos resíduos. Existem diversos modelos, com desenhos diferentes, os com formato de “U” ou argolas são os mais comuns. Há ainda escovas com limpador no lado oposto às cerdas, opção não tão eficaz.

Bacci comenta que algumas pessoas podem sentir náuseas com a limpeza na região mais profunda da língua. No entanto, enjoos não podem ser empecilhos para a higiene adequada. A variedade de modelos de escovas e raspadores permite que cada pessoa escolha aquele com o qual se adapta melhor.

Fonte Portal MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.