Translate

terça-feira, 30 de junho de 2015

Sobral na História - Aldemir Arruda



Monumento e Coluna - Antiga Praça da Independência, depois Praça de São Francisco, e hoje Deputado Francisco de Almeida Monte

Essa bela coluna foi erguida em 1922, na administração do prefeito Henrique Rodrigues de Albuquerque, em comemoração do centenário da independência nacional. 

O belo monumento de mármore e bronze comemorativo ao primeiro Congresso Eucarístico, inaugurado na passagem do ano de 1941-1942, administração Antenor Ferreira Gomes, encimado pelos bustos:Suas Santidades o Papa Bento XV, criador da Diocese de Sobral em 1915 e Pio XII, Papa época do Congresso, do Núncio Apostólico D. Aloisio Masela, presidente do Congresso, e de D. José Tupinambá da Frota, Bispo da cidade.

Essa praça chamava-se Praça da Independência, mudada para São Francisco e hoje chama-se Deputado Chico Monte. Francisco de Almeida Monte nasceu nessa praça, entretanto, a homenagem é mais por suas qualidades de homem público, líder inconteste, vereador, deputado estadual e federal por várias legislaturas. Assim, como houve mudança no nome da praça, a igreja do tempo do Congresso foi demolida nos anos 40 e construída outra nova sob a direção do padre José Gerardo Ferreira Gomes e inaugurado nos anos 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.