quinta-feira, 11 de junho de 2015

Senador Romário comemora aprovação de Lei Brasileira da Inclusão




"Posso afirmar com todo certeza que hoje é o dia mais importante da minha trajetória política. Acabei de sair do Plenário do Senado, depois de aprovar o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão. Uma lei global, que trata da saúde, do trabalho, da mobilidade urbana, da inclusão social, da educação, turismo, cultura e do emprego da pessoa com deficiência.

Uma lei que muda completamente o paradigma de inclusão. Agora, é a sociedade que se adapta para receber essas pessoas, e não mais as pessoas com deficiência que precisam se adaptar à sociedade. Temos no nosso país, quase 50 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Conheço centenas deles, sei de suas dificuldades, assim como de suas famílias.

Esta lei estava tramitando há mais de 12 anos. Neste intervalo de tempo, minha filha Ivy nasceu, cresceu, completou 10 anos, e o projeto ainda estava aqui, sendo construído artigo por artigo, por pessoas de bem que sonham com um mundo completamente inclusivo. Essa vitória hoje é pela Ivy e por toda a sociedade. Estou emocionado como nunca, porque tenho sensibilidade para entender isso.

Muitos de vocês não entenderão a importância deste momento, mas essa vitória também é sua. Porque a deficiência não é determinada no nascimento, é uma decorrência da vida. Pode ser a sequela de uma doença, de um acidente ou da própria velhice. Esta lei é para todos nós. Não para um grupo de pessoas.

Por mais um dia, vou para casa com a sensação de dever cumprido. Feliz por ajudar o meu Brasil a se tornar um lugar melhor para se viver".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.