sexta-feira, 26 de junho de 2015

Secult promove "Diálogos Culturais" sobre diversidade cultural e o público LGBT



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira, 29 de junho, às 17 horas, no auditório da Secult (edifício do Cine São Luiz, 6º andar) o encontro Diálogos Culturais - Políticas de Afirmação LGBT. O debate, aberto a todos os interessados e com transmissão online através do site e do Facebook da Secretaria, faz parte de uma série de reuniões temáticas e por regiões do Estado que a Secult vem promovendo desde o início da nova gestão, para debater com a sociedade demandas, prioridades, conceitos, diretrizes e ações da política cultural do Estado.

A atividade é voltada para produtores, gestores, pesquisadores e todos os interessados nas políticas de afirmação, cidadania e diversidade cultural LGBT no Ceará. Nesta edição, os Diálogos contarão com as falas do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e de representantes do setor cultural e do público LGBT. O objetivo é promover um espaço de diálogo contínuo entre o poder público e a sociedade civil em torno da temática, com o propósito de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, buscando garantir a equivalência de oportunidades, o tratamento digno e a justa compensação pelas perdas resultantes de preconceito e discriminação da população LGBT no âmbito cultural. Além de assegurar a contribuição da política cultural para a superação do preconceito e a afirmação da diversidade e do respeito.

Seguindo o formato do programa, o secretário Guilherme Sampaio fará uma exposição inicial, sobre as ações desenvolvidas pela Secult nestes seis primeiros meses de gestão e sobre as diretrizes e os objetivos da política cultural no Estado, com destaque para o compromisso do governador Camilo Santana em ampliar o orçamento para o setor e em colocar a cultura em lugar de destaque, como instrumento para o desenvolvimento do Estado. Em seguida a palavra é aberta aos participantes, que podem apresentar sugestões, demandas, críticas, contribuições de qualquer natureza ao debate sobre a afirmação da cultura e da arte cearenses e o fortalecimento da política cultural estadual.

Os "Diálogos Culturais" já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato, Quixadá e Fortaleza, além de abrangerem a transmissão online de várias reuniões promovidas com artistas, produtores, proponentes de projetos culturais, comunidade em geral, na sede da Secult. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.


SERVIÇO:
Diálogos Culturais da Secult - Políticas de Afirmação LGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.