Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Levantamento revela que quase 90% das obras em UPAs estão atrasadas


Foto Blog Sobraldeprima

Quase 90% das Unidades de Pronto Atendimento - as UPAs - estão atrasadas pelo Brasil, a começar pela de Sobral, que esta servindo de criatório de bodes.  Essas unidades, são fundamentais para evitar a superlotação dos hospitais com atendimentos que não são de emergência.

O levantamento do Tribunal de Contas da União mostrou ainda que muitas obras não só estão atrasadas, estão abandonadas. É desperdício que não acaba mais, e não é de hoje. Quem já construiu sabe que não dá para sair de perto da obra, tem que ficar de olho para nada saia errado. Nas obras públicas, isso é feito com gestão, com cuidado no uso do dinheiro do contribuinte. O TCU considerou que o Ministério da Saúde não monitora essas construções, apesar de investir dinheiro nelas.

Teve atraso, teve obra não entregue, teve de tudo. Uma UPA, em Feira de Santana, na Bahia, tem parede, mas teto não. A obra ficou um ano parada, foi retomada e agora a previsão é para setembro, mais de dois anos depois do prometido.

“Na hora da política todo mundo aparece, é bonzinho. Só promessa. Na necessidade ninguém vai cumprir o necessário”, diz a comerciante Graça Gomes.

Em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, olhando de fora parece que a UPA Santa Rita está pronta, mas não. Faltou pouquinho, mas faltou. A construtora que fazia a obra não cumpriu o contrato. Agora quando ela vai funcionar ninguém sabe.

“É muito relaxo, muito relaxo mesmo, que isso aí já era para estar pronto há muito tempo”, afirma a aposentada Genilda da Paz.

“Faz algum tempo que ela está parada. A população do nosso bairro ela necessita, porque muitas vezes a gente tem que sair daqui para ir lá no centro médico, e chega lá está tudo congestionado. E é do outro lado da cidade”, diz o motoboy João Paulo do Amaral.

Ao todo, 43 municípios foram visitados em todas as regiões do país. Neles, 88% das UPAs estavam atrasadas. As outras foram concluídas, mas 76% delas bem depois do previsto.

Matéria do Bom Dia Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.