terça-feira, 30 de junho de 2015

Hora Dia terá 1 segundo extra para adequar horário à rotação da Terra



A meia-noite vai atrasar nesta terça-feira, 30. E não será para dar mais uma chance para que a Grécia pague sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que vence nesta noite. Para ajustar os relógios do planeta à rotação da Terra, cientistas e entidades decidiram que vão adicionar um segundo ao dia e, assim, permitir que os horários oficiais estabelecidos por relógios atômicos estejam sincronizados ao movimento do planeta.

Quando o relógio atingir nesta noite 23:59:59, o momento seguinte será 23:59:60 de 30 de junho de 2015, e não 00:00:00 de 1 de julho de 2015. Na prática, o último minuto do dia terá 61 segundos, e não 60.

O segundo extra poderia ter sido adicionado a qualquer dia e muito se debateu se não seria mais adequado deixar para o dia 31 de dezembro. Mas, com as festas de réveillon, o risco era de criar uma certa confusão sobre o momento de iniciar o ano-novo.

Se o segundo extra não tem qualquer impacto adicional para a vida de bilhões de pessoas, a realidade é que cientistas alertam que o problema é o de adequar os sistemas informáticos às mudanças. A introdução do segundo extra teria de ser feito manualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.