terça-feira, 23 de junho de 2015

Falta de medicamentos nos hospitais cearenses é tema de audiência na AL





A assistência farmacêutica no âmbito do estado do Ceará e a constante falta de medicamentos em farmácias dos hospitais públicos do Estado foram tema de audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (23/06), na Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O evento ocorreu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atendeu ao requerimento do deputado Heitor Férrer (PDT).

Durante o debate, Heitor antecipou que entrará com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) e no Ministério Público Federal (MPF) para saber onde está sendo empregado o dinheiro dos medicamentos do Ceará. Segundo o parlamentar, os municípios e a União têm disponibilizado recursos para a compra, e o Estado não adquire os remédios.

“Existia a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, que, desde o final do governo Cid Gomes, foi desmantelada. Isso tem levado a população do Interior a ficar sem o medicamento de uso básico. Todos os medicamentos que são catalogados como doação do Estado faltaram”, denunciou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, João Marques, confirmou que existe a falta desses remédios nas farmácias dos hospitais do Interior e até da Capital. De acordo com João Marques, a crise se dá principalmente porque o Governo Federal não definiu os recursos mínimos a serem repassados. “Enquanto os estados têm obrigação de gastar 12% da sua receita líquida e os municípios 15%, o governo só gasta 6,5%”, justificou.

Agência de Notícias Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.