quarta-feira, 10 de junho de 2015

Com redução de vítimas fatais em 2014, Governo e sociedade civil iniciam Pacto pela Paz no Trânsito


O Estado do Ceará apresentou uma redução de 27% de vítimas fatais nos acidentes de trânsito entre janeiro e abril de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi possível graças a uma ação integrada de fiscalização dos órgãos estaduais de trânsito, que serviram de base para o Pacto Pela Paz no Trânsito. Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (3), no Palácio da Abolição, o secretário chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista e órgãos de mobilidade urbana, segurança e saúde do Estado e Prefeitura de Fortaleza, estabeleceram  a realização de um plano estadual pela conscientização e redução de acidentes de trânsito com a participação social.

pacto1
Além de ações em Fortaleza, também foi debatida com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece-CE) a integração com órgãos estaduais e a criação de órgãos municipais de trânsito. Dos 184 municípios cearenses, 68% não possuem órgãos específicos, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito.

Em consenso, ficou estabelecida a elaboração de um diagnóstico para análises e proposições de medidas de segurança no trânsito, em conjunto com a população. “A intenção é se fazer um plano sistemático de redução de acidentes de trânsito, através de um diagnóstico dos índices de acidentes no Estado. Além disso, é de fundamental importância a participação efetiva da sociedade. Temos que ouvir as pessoas para que essas ações possam ser construídas em conjunto e fazendo com que todos se sintam parte do processo pelo Pacto”, ressaltou Élcio Batista.

O representante estadual defendeu a fiscalização, mas enfatizou as ações educativas, além da inclusão dos municípios na fiscalização, como medida eficaz, não apenas a curto prazo. "Vamos organizar um plano de trânsito a exemplo do 'Plano de Convivência com a Seca', criado e idealizado na gestão do governador Camilo Santana - que estabelece ações propositivas e efetivas para a convivência com a estiagem e a falta de chuvas no Interior do Estado -, a curto, médio e longo prazo", destacou o chefe de gabinete.



pacto2

Segundo dados consolidados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), nos primeiros quatro meses deste ano, o Estado registrou 128 vítimas fatais por acidentes com veículos. Uma queda de 27%, em relação ao mesmo período do ano passado, em que foram contabilizadas 175 vítimas. Já com motocicletas e ciclomotores, foram registradas 67 vítimas fatais até abril deste ano, sendo identificada uma redução significativa de 41% dos acidentes no registro de 113 vítimas fatais em 2014. 

Segundo o superintendente do Detran-CE,  Igor Ponte,  a educação tanto da população quanto dos gestores dos municípios são fundamentais para a redução de acidentes nas estradas. "O município, enquanto órgão público, tem participação fundamental na fiscalização e ampliação da educação no trânsito. Por isso, a importância em se fazer um pacto único e eficiente em que todas as cidades possam realizar suas fiscalizações de forma integrada", informou o superintendente.

Já para o diretor da Associação Ciclovida, entidade que representa os ciclistas, é também importante a inclusão de medidas que estabeleçam o convívio harmônico entre motoristas e ciclistas. “Quanto mais informações forem divulgadas, além do estabelecimento de ações efetivas na mudança de comportamento de motoristas, poderemos conviver com um tráfego saudável", destacou. Uma das sugestões seria divulgar ainda mais as proposições de forma direta e menos genérica sobre leis do Trânsito.


Participaram da mesa o secretário Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social); o superintendente do Detran, Igor Ponte; deputado estadual Sérgio Aguiar, que preside a Frente Parlamentar pelo Trânsito; Marco Antônio Maia, superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, além da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins. Também compareceram representantes do Instituto José Frota (IJF), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Coordenadoria de Direitos Humanos, Coordenadoria de Juventude, Sindimotos, Associação de Concessionárias, Movimento Ciclovida, Bodes do Asfalto Motoclube.




Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado - Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.