sábado, 13 de junho de 2015

Cidade chinesa usa drones para vigiar provas dos estudantes

A cidade chinesa de Luoyang (centro) vai usar drones para patrulhar os exames para evitar que seus estudantes copiem e começará a utilizar este método de vigilância a partir de amanhã nas provas de acesso à universidade, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
O "gaokao", como são conhecidos na China as testes de acesso à universidade, é um período de exames que todo ano cerca de nove milhões de adolescentes chineses enfrentam e que determina se entram ou não na educação superior e em que universidade.
Cidade chinesa de Luoyang vai usar drones para vigiar provas dos estudantes. EFE/Michael Reynolds
Cidade chinesa de Luoyang vai usar drones para vigiar provas dos estudantes. EFE/Michael Reynolds
A exigência destas provas é máxima, já que cerca de uma quarta parte dos examinados não consegue entrar na universidade, por isso que Luoyang recorreu aos drones para reforçar suas medidas de segurança e tentar impedir que os alunos recebam ajudas externas.
As autoridades locais testaram na sexta-feira passada este sistema "anticola" com aviões não tripulados para se assegurar, antes que comece o "gaokao", que é capaz de avisar da presença de estudantes que fazem armadilhas, segundo o portal de notícias "china.org".
Estes drones incorporam detectores de ondas de rádio emitidas por dispositivos eletrônicos - proibidos nos locais de exame - que permitem localizar sua origem e avisar a um painel de controle onde se encontra o infrator.
Em anos anteriores, as autoridades chinesas confiscaram transmissores e outros aparelhos com os quais os examinados tentavam copiar material escondidos em roupa, óculos, canetas e inclusive dentro das orelhas.
A China fica paralisada todos os anos nos dias do "gaokao", já que o trânsito é interrompido em várias cidades do país e em outras como Pequim são montados esquemas antiterroristas, para que nada interfira nos exames.
Globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.