Translate

terça-feira, 30 de junho de 2015

56 anos de Rádio Educadora do Nordeste




No dia 21 de junho, a Rádio Educadora do Nordeste completou 56 anos a serviço da educação de toda a região norte de nosso Estado.

A ideia de criar uma emissora com fins educativos partiu do nosso saudoso Mons. Sabino Guimarães Loiola, que depois de instalar a emissora se tornou um grande empreendedor e maior acionista da mesma.

Com o advento da emissora, foram criadas as Escolas Radiofônicas, com aulas ministradas por professoras competentes e auxiliadas por monitores, que muito contribuíram para a educação do homem do campo. "Foram muitos os que foram instruídos através da nossa querida Rádio Educadora do Nordeste, que dissipou a escuridão do analfabetismo de milhares de agricultores espalhados por toda a região norte do Ceará", disse o diretor de programaçao da emissora, Carlos Gomes Carneiro.


"Mons. Sabino sempre imaginou a missão educacional em estreita sintonia com toda a Igreja e com a pastoral educacional da nossa Diocese. Ele nos deixou o legado de transmitir os serviços pastorais, atraentes, acessíveis e úteis ao povo de Deus. Acreditamos que a nossa Rádio Educadora do Nordeste tem sido fiel a esse encargo, procurando traduzir os anseios da pastoral diocesana e auxiliá-la em suas necessidades e dificuldades", acrescenta o diretor.

Durante 56 anos a Rádio Educadora do Nordeste tem procurado acompanhar a história, vida e missão da Igreja. Surgida no Brasil um pouco após a primeira Conferência Geral Episcopal Latino Americana e antes do Vaticano II. Não é sem razão que esta emissora buscou divulgar e aprofundar a imagem e as diretrizes da Igreja que emergiram do Concílio. De forma particular ela procurou transmitir as conferências gerais do Episcopado Latino Americano, que se seguiram no concílio e tiveram o intuito de traduzir os ideais para a América Latina. 

Colaboradorers da emissora no ambito da Diocese de Sobral:  Padre Luizito Dias Rodrigues, Padre José Linhares Pontes, Cônego Egberto Rodrigues de Andrade, José Ribamar Coelho, Zuleika Viana, Valmir Andrade, ex-ecônomo da Diocese de Sobral, Diretor Administrativo e técnico, Carlos Gomes Carneiro(Carlito Gomes), Dom Walfrido Teixeira Vieira, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, Dom Fernando Saburido e Dom Odelir José Magri.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.