Translate

terça-feira, 10 de março de 2015

Câmara homenageia mulheres com títulos de cidadania




Em sessão especial, realizada na noite desta segunda-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Sobral, sob a presidência do vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão – PP), a Casa fez distinção às dignas senhoras Maraci Passos (enfermeira); Ana Eugênia Linhares (fisioterapeuta); Marcigleide Araújo (servidora estadual); Silva Parente (diretora da RJ Distribuidora); Valdizia Ribeiro (secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza); e, professora Chrislene Carvalho dos Santos (educadora), com a outorga de títulos de cidadania honorária.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania.

Perfil das agraciadas:

Silva Maria Mendes Parente, começou suas atividades profissionais como empresária do ramo de materiais e acessórias para festas e decorações, revolucionando essa área em Sobral, até tornar-se empresária do ramo de distribuição, atuando ao lado do marido Sérgio Parente, na RJ Distribuidora, empresa que abriga de forma direta 110 colaboradores, e que tem atuação em diversos estados do Brasil, mantendo sua sede em Sobral, onde contribui na geração de emprego e renda junto à economia local.

Título outorgado pelo vereador Francisco Linhares da Ponte (Chico Jóia – PP)

Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro, pedagoga, formada pelo Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especialização Psicopedagogia (UECE) e Gestão Escolar (UVA). Iniciou suas atividades em Sobral, no ano de 2001, após aprovação na seleção de diretor escolar da rede pública municipal. Foi diretora da Escola Emílio Sedim, durante cinco anos, e, em igual período, coordenadora da 6ª CREDE de Sobral.
Em 2013 foi convidada para a pasta de secretária municipal do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, onde permanece prestando serviços de relevância à melhoria da qualidade de vida dos sobralenses. A marca de sua gestão é o compromisso com a política educacional da atual gestão municipal.

Título outorgado pelo vereador Carlos Evanilson Oliveira Vasconcelos (Carlos do Calisto – Pros)

Chrislene Carvalho dos Santos, paraense, natural de Belém, dedica sua vida e sua história à arte de educar. Fez Pós-doutorado na Universidade Federal do Pará, em 2010. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú, professora do PARFOR da Universidade Estadual Vale do Acaraú, coordenadora do Laboratório de Ensino da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pro - Diretora de Pesquisa e Pós – Graduação Stri do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), avaliadora institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, membro do corpo editorial da Revista EMBORNAL, membro de corpo editorial da Revista Formar Interdisciplinar. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos temas: anticlericalismo, oposição ultramontanismo, liberalismo, voz do dono. A educadora foi empossada recentemente como membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras de Sobral.

Título outorgado pelo vereador Francisco Linhares Ponte (Chico Jóia – PP)

Maria Marcigleide Araújo Soares é natural de Guaraciaba do Norte, região da Ibiapaba. Iniciou suas atividades profissionais como comunicadora no Grupo Somzoom Sat, tendo sido depois professora em sua terra natal. Na trajetória do curso superior de Ciências Contábeis da UVA, estagiou na Secretaria de Agricultura do município de Sobral, onde em seguida viria a ser sua coordenadora financeira.
A contadora Marcigleide possui cursos de qualificação em diversas áreas. Concluiu a sua Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Auditoria Contábil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA) e professora do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Anhanguera, Pólo de Sobral.

Título outorgado pelo vereador Dr. Estevão Ponte Filho (PP)

Ana Eugênia Magalhães Santiago Linhares é natural de Fortaleza, e formada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceara (FIC). Reside em Sobral desde 2005, iniciando suas atividades no Centro de Reabilitação, em Cariré, e em seu escritório Manus Clínica, em Sobral. Em agosto de 2008 ingressou no Sistema de Saúde de Sobral como fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, atuando nos territórios dos Terrenos Novos, Vila União e distritos de Rafael Arruda e Torto. Em janeiro de 2012 assumiu a coordenação do NASF, onde permaneceu até janeiro de 2013, desempenhando seus trabalhos com muita dedicação e êxito. Em favereiro de 2013 assumiu a coordenação do centro de Reabilitação de Sobral Dr. Pedro Mendes Carneiro Neto, onde contribui de forma bastante participativa com o bem-estar dos sobralenses e demais clientes da região de Sobral.

Título outorgado pelo vereador Carlos Augusto Rodrigues Linhares (Cacá Linhares – Pros)

Maraci Rodrigues Soares Passos é crateuense, enfermeira graduada desde 1995. Participou em 1995 da implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Fortaleza (CE). Já em 1997 começou a trabalhar em Sobral como agente do Centro de Saúde da Família (CSF) dos terrenos Novos (Cidade José Euclides), por três anos. A seguir gerenciou o CSF de Rafael Arruda, durante 12 anos. Atualmente trabalha no CSF de Jordão. É especialista em Saúde Pública, residência em Saúde da Família e Gestão em Serviços de Saúde.
A homenageada é reconhecida por sua dedicação à saúde pública, ciente de que o caminho para a melhoria da saúde é a prevenção dispensada sempre com responsabilidade e humanitarismo.

Título outorgado pela vereadora Christianne Marie Aguiar Coelho (PT)

A sessão foi prestigiada pelos vereadores, familiares e demais convidados das homenageadas, representantes de entidades públicas, empresários e profissionais da imprensa, que compunham o público que lotou completamente o Plenário da Casa.

A vereadora Christianne saudou as homenageadas em nome do Legislativo, enquanto que a secretária Valdizia Ribeiro e a educadora Chrislene expressaram os agradecimentos às distinções feitas pelo augusto poder Legislativo. 

Completando a sessão de discursos, o vice- prefeito Carlos Hilton Soares parabenizou as homenageadas, citando uma a uma e comentando sobre suas importâncias como cidadãs sobralenses.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.