Translate

quinta-feira, 28 de março de 2024

A disputa pelo doce

 

A corrida pela sucessão municipal em Sobral deverá ter um número inédito de participantes, o que prova que o atual gestor não conseguiu manter suas bases apoiadoras, e agora seus flancos estão sendo invadidos. A cada dia surgem novos nomes de supostos candidatos, mas sem expressão. Esses são apenas interessados na verba partidária, quando não, são alugados para tumultuar o pleito com o objetivo de prejudicar candidatos com maiores chances.

Sempre que uma eleição se aproxima, essas figuras sem álbum aparecem e mostram a cara e o queixo com promessas de solução de todos os problemas. Seus discursos trazem todas as respostas aos anseios das comunidades, notadamente as mais carentes, que ainda sobrevivem da fé e dos santinhos anexados a cédulas. 

Esse tão antigo e maldoso modelo político se repete em todos os pleitos, como prova de que não interesse político em mudar o sistema que, apesar de arcaico, ainda consegue manter raposas e galinhas em harmonia. O velho golpe continua evidente e atraindo pobres que sonham com a vida fácil.

Sobral, em todo o contexto de sua história política, nunca teve os membros de uma só família se revezando no poder. De município Sobral passou a ser feudo e seu povo vassalo do reinado; O mais engraçado nisso tudo é que esses reis de agora são os mesmos que criticavam à alternância de poder pelas famílias de outrora. Depois que chegaram ao poder, diga-se de passagem, por artimanhas, entram em desespero quando pensam em perdê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.