Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sobral recebe 54ª Feirart neste fim de semana


MG_0942Cerca de 150 artesãos de 48 municípios do Estado reúnem-se nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), na Praça São João, em Sobral, na 54ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Nos dois dias de evento, das 17h às 22h, os artistas irão expor trabalhos nas mais variadas tipologias como fibras vegetais, palha de milho, palha de carnaúba, sisal, areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal. O Ceará reúne hoje cerca de 100 mil artesãos, dos quais 42 mil estão cadastrados na Ceart.
IMG-20150206-WA0034
“A Feirart está consolidada como a maior feira de artesanato do Estado. É uma ação que fortalece o setor, a partir da promoção e da ampliação das oportunidades de negócios para os artesãos, individualmente ou em seus grupos produtivos”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino. Além do acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil, o público também possui a oportunidade de conhecer e experimentar, gratuitamente, a arte de fazer o artesanato durante as oficinas de bordado à mão e trançado em palha.
Além da exposição e venda do artesanato, a Feirart oferece ao público uma programação cultural que inclui shows com a banda Kbra da Peste e a cantora Kelly Brasil. A STDS, por meio da Ceart, realiza a 54ª Feira de Artesanato do Ceará em parceria com a Prefeitura de Sobral e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).
Selo Ceart
Ainda em Sobral acontece, nesta quinta (7) e na sexta-feira (8), no Centro de Convenções, o seminário sobre o Selo Ceart. O objetivo é apresentar aos artesãos da região os benefícios da certificação que incluem a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação de canais de comercialização e ampliação de mercados; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente; proteção do artesanato cearense da falsificação, facilitando a identificação do artesanato cearense.
Lançado em setembro de 2015, pelo governador Camilo Santana e pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, o Selo Ceart é mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário.